Tradição das maias ornamenta centro histórico
Varandas, janelas e portas de edifícios públicos e particulares, bem como as montras dos comércios de Vila Nova de Cerveira vão ostentar criativas coroas de giestas e flores, recuperando uma antiga tradição local ligada à primavera e à crença pagã. Roteiro d’ ‘As Maias’ decorre entre 29 de abril e 01 de maio.
Fruto de um grande envolvimento dos estabelecimentos de ensino, IPSS’s e comerciantes, sob coordenação da autarquia, o centro histórico de Vila Nova de Cerveira prepara-se para dar as boas-vindas ao mês de maio com um ambiente floral e alegre.
Na véspera do 1º de maio, a comunidade cerveirense mantém-se fiel aos usos e costumes dos antepassados, exibindo arranjos florais, uns mais simples outros mais sumptuosos, mas onde a giesta amarela, as flores campestres e os verdes não podem faltar.
Procurando conjugar a tradição com os tempos modernos e o conceito de ‘Vila das Artes’, a dedicação dos jovens e menos jovens vai mais longe, dando um toque mais personalizado e artístico, com recurso a alguns materiais recicláveis.
Valorizar as tradições, fomentar a recriação e costumes de hábitos populares e estimular a participação e criatividade artística e cultural são os objetivos subjacentes a esta iniciativa, amplamente alcançados pela adesão da comunidade, a quem a autarquia cerveirense deixa um agradecimento público.
A ‘Vila das Artes’ tem-se afirmado pela elaboração de um programa de atividades familiar, acompanhado de trabalhos artesanais em matéria de ornamentação que convidam o residente ou turista a partir à descoberta de um concelho que conjuga uma beleza natural ímpar com o forte componente artístico-cultural.
Entre esta sexta-feira e domingo, faça o roteiro d’ ‘As Maias’ de Vila Nova de Cerveira.