Vamos comemorar o Dia Mundial do Livro juntos?

2016/04/22

O Município de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, associa-se, este sábado, 23 de abril, às comemorações do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor com iniciativas para todos os públicos. Histórias para os mais pequenos, apresentação de livro, inauguração de exposição, conversas com autores e um momento músico-teatral.

Um dia literariamente importante só poderia ser comemorado com uma programação especial para presentear todos os que gostam de livros, de ler, de estar informados, de conviver, de aprender junto da sua biblioteca.

Em Vila Nova de Cerveira, o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor procura envolver todas as faixas etárias com atividades marcadas pela interação. No período da manhã, pelas 11h00, o protagonismo vai para os ‘Heróis Pequeninos’, um espetáculo de contador de histórias e manipulação de objetos em torno de cinco animais pequeninos e o Senhor Desperdício Bota-Fora.

Da parte da tarde, com início às 14h45, a Biblioteca Municipal recebe a apresentação do livro ‘Pinceladas da Vida’, de Fernanda Maia, com textos em prosa e verso, em que a autora apresenta diversas crónicas e poesia. Às 16h00 arranca uma homenagem a Eugénio de Andrade através da abertura da exposição “Eugénio de Andrade – (Re)viver o poeta” e uma conversa com o professor António Oliveira, um investigador da obra de Eugénio. Sendo uma organização da Associação Cultural Convento de S. Paio, esta iniciativa conta com a colaboração dos alunos da Unisénior e de elementos do Outra Cena - Grupo de Teatro Amador de Cerveira que farão a leitura de poemas de Eugénio de Andrade.

Recorde-se que ao longo do mês de abril, Vila Nova de Cerveira está a viver a Festa do Livro e da Leitura, com um diversificado conjunto de iniciativas que abrange desde os bebés aos seniores.

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996, a 23 de abril, por decisão da UNESCO. Trata-se de uma data simbólica para a literatura já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.