Crianças criam centenas de ‘judinhas’ para espetáculo comunitário
São coloridos, uns mais risonhos, outros mais sisudos, mas no final todos são chamados de ‘judinhas’. Ano após ano, a programação cultural da Semana Santa de Vila Nova de Cerveira desafia as crianças a participar num ateliê de construção desta emblemática figura do espetáculo comunitário ‘Queima de Judas’. Ateliês decorrem entre esta terça e quinta-feira, no período da tarde, no Cineteatro.
Com recurso a materiais reciclados, vários grupos de crianças e jovens de Vila Nova de Cerveira dão asas à imaginação e criatividade, recriando pequenos bonecos que, no Sábado de Aleluia, são distribuídos à população para que se cumpra o ritual de brandir os “judinhas” ao mesmo tempo que Judas é queimado.
De forma a envolver os mais pequenos, as tardes desta terça a quinta-feira, entre as 14h00 e as 17h00, estão reservadas para os ateliês de construção de ‘judinhas’ dinamizados pelas Comédias do Minho, em colaboração com o Município de Vila Nova de Cerveira, a decorrer no Cineteatro ou no jardim.
Este ano, o maior espetáculo comunitário do Vale do Minho comemora uma década e, por isso, o tema será um ‘Remix’. Através de uma revisita aos melhores momentos de sempre, a Comédias do Minho apresenta, sábado à noite, pelas 23h30, a ‘Queima de Judas’. Será um espetáculo musical e colorido com algumas personagens surpresa, que vão voltar a Cerveira para uma representação de pendor judaico-cristão, onde se condena Judas, o traidor, e se festeja a ressurreição de Jesus Cristo.