Aprovadas transferências de verbas para as freguesias
Pela indiscutível política de proximidade prestada às populações, o executivo cerveirense acaba de aprovar, por maioria, em reunião de câmara desta quarta-feira, os apoios financeiros diretos atribuídos às juntas de freguesia para 2016. Ao montante global de 250 mil euros, acresce 20% para apoiar possíveis candidaturas a fundos comunitários.
O presidente da Câmara Municipal realça que, embora a autarquia tenha visto as transferências do Estado a diminuírem, há um grande esforço para valorizar o trabalho das freguesias. “Esta verba é de grande importância para a autonomia e gestão das freguesias, de forma a proporcionar a realização de obras prioritárias para as suas populações. Apesar dos constrangimentos a que as autarquias estão sujeitas, nomeadamente com os sucessivos cortes do Estado, o Município de Vila Nova de Cerveira, em articulação com os presidentes de junta, tem desenvolvido algumas ferramentas para consolidar um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento equitativo do concelho”, assegura Fernando Nogueira.
O valor aprovado para este ano é o mesmo que o praticado em 2014 e 2015 sob os mesmos critérios de distribuição, mas com um aumento de 20% que ficará de reserva, caso algumas freguesias submetam um projeto a fundos comunitários e necessitem de um enquadramento financeiro para o concretizar. Se esse fundo de maneio não for gasto até outubro, a autarquia compromete-se a distribuí-lo em fatias iguais pelas freguesias.
A presente aprovação permite avançar com o processo de transferências de verbas a partir do próximo mês.