I Corrida de Reis Cerveira-Tomiño potencia igualdade de género no desporto
Promovendo o desporto sem barreiras, cerca de 150 atletas, portugueses e espanhóis, participam, este sábado, na I Corrida de Reis - Troféu Ponte da Amizade, promovida pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, em colaboração com a Pedal’Arte de Vila Nova de Cerveira e a Sociedade Atlética do Trega de Tomiño. Tendo como essência fomentar a igualdade de género no desporto, este evento transfronteiriço conta com o apadrinhamento de uma dupla de atletas reconhecidos: Miguel Ribeiro e Jessara Xavier.
10kms de atletismo em estrada é o desafio proposto a atletas federados e não federados, com idade mínima de 18 anos, nos mais diversos escalões de idade, em masculino e em feminino. O ponto de partida está marcado para a Rua Daniel Calzado Poceiro, em Tomiño, pelas 19h00 (PT) e a meta instalada no Terreiro, em Vila Nova de Cerveira. A cerimónia de entrega de prémios está prevista para as 20h30 (PT).
Enquadrada no projeto 021 - Rede Gov Minho, financiado pelo POCTEP INTERRG V-A, a I Corrida de Reis - Troféu Ponte da Amizade pretende erradicar estereótipos, incentivando à participação igualitária, mostrando que os desafios e os objetivos podem ser alcançados independentemente do género.
De salientar que, durante o processo participativo da Agenda Urbana 2030, a Eurocidade Cerveira-Tomiño detetou um especial interesse na necessidade de coordenar as políticas de igualdade entre homens e mulheres, impulsionando iniciativas que facilitem a conciliação da vida laboral, familiar e pessoal.