Centro Municipal de Atletismo na rota de atletas dos Jogos Olímpicos PARIS 2024

2024/06/20

A época competitiva da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Lovelhe, de Vila Nova de Cerveira, culminou, esta quarta-feira, com a última jornada de lançamentos marcada por um fantástico alinhamento de atletas internacionais e da melhoria dos seus rankings pessoais que asseguram a participação nos Jogos Olímpicos PARIS 2024. Mais uma vez, as excelentes condições proporcionadas pelo Centro Municipal de Atletismo voltam a estar em destaque no desporto de alta competição mundial.

A presença de atletas oriundos do Peru, Brasil, Equador, Colômbia, Itália, Países Baixos, Portugal e Espanha é reveladora da “vivacidade que Vila Nova de Cerveira tem na modalidade do atletismo, consubstanciada neste espaço único, mas também no desporto em geral”. O Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, acompanhou de perto a prova, tendo oportunidade de trocar algumas impressões com os participantes. “Tem sido consensual que este espaço é ideal para prática desportiva de atletismo, promovendo vários atletas a nível nacional e internacional, e captando outros que encontram no Centro Municipal de Atletismo as condições necessárias para poderem treinar, desenvolver o seu desempenho e atingir mesmo alguns recordes para participar em campeonatos mundiais”, afirmou o autarca, acrescentando. “É um orgulho presenciar atletas de referência mundial, importante para a divulgação de Vila Nova de Cerveira fora de portas, por isso o desporto é uma das nossas apostas, porque também é educação e desenvolvimento pessoal”.

Com marcas pessoais acima dos 65m, alguns dos atletas inscritos nesta última Jornada de Lançamentos de Lovelhe conseguiram melhorar o seu ranking pessoal, nomeadamente um neerlandês e um equatoriano no lançamento do disco, e uma atleta peruana no lançamento de martelo, carimbando assim as suas presenças na prova olímpica que decorre em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto.

Na categoria jovem, de realçar que um atleta espanhol, a representar a Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Lovelhe, alcançou o record de Espanha sub-16 no lançamento de peso, com 21.29m.

O Centro Municipal de Atletismo, localizado numa área ribeirinha da localidade num espaço fronteiro ao INATEL e próximo da Ponte da Amizade e Praia da Lenta, é constituído exclusivamente por sectores ligados ao lançamento (peso, disco, martelo e dardo) e, fruto das excelentes condições, é muito requisitado para acolher estágios de vários grupos de atletas nacionais e internacionais. Neste momento, os recordes alcançados neste espaço são 70.18 no Disco masculino e 68,34 no Martelo feminino (na posse da vencedora da medalha de Prata do Campeonato da Europa, Rose Loga).

dsc03397
dsc03486