Inscrições abertas para os ‘Jogos Eurocidade – Sem Fronteiras’
Os jovens residentes ou estudantes da Eurocidade Cerveira-Tomiño vão poder desfrutar de um fim-de-semana marcado pela diversão desportiva e pela celebração dos valores europeus. Nos dias 10 e 11 de junho, o Skate Park de Goián (Tomiño) e o Centro Municipal de Atletismo (Vila Nova de Cerveira), respetivamente, vão ser palco dos ‘Jogos da Eurocidade – Sem Fronteiras’. Dirigido a jovens dos 12 aos 25 anos, as inscrições já estão a decorrer online.
Inspirado na ideia de Charles de Gaulle, quando em 1965 criou a 1º edição dos Jogos Sem Fronteiras que viria a marcar várias gerações do século passado, os ‘Jogos da Eurocidade – Sem Fronteiras’ é um dos projetos vencedores da edição 2023 do Orçamento Participativo Transfronteiriço. Além de promover o envolvimento da juventude em atividades desportivas e de lazer, este evento mantém os objetivos de fomentar a amizade, a partilha, a união e a solidariedade entre os jovens de ambos os concelhos vizinhos, através de jogos tradicionais e/ou provas típicas daquele célebre evento europeu, adaptados aos recursos e desportos mais atuais.
Os jovens participantes formarão equipas que, ao longo de dois dias, vão disputar um conjunto de desafios, acumulando pontuações para ser encontrada a equipa vencedora. Haverá torneio de tração de corda, insuflável de matraquilhos humanos, jogo da ilha e jogo big bags, gincana de bicicletas, tiro de zarabatana, insuflável basket chalenge, jogos tradicionais, jogo do pneu, jogo do pé atado, jogo ovo na colher, jogo da malha, Fun Games, paintball e slide.
De participação gratuita, os interessados devem formalizar a sua inscrição através do website da Eurocidade Cerveira-Tomiño (
https://participacerveiratomino.eu/opt2023-jogos-sem-fronteiras/?lang=pt-pt ) até ao dia 31 de maio.
De sublinhar que este projeto vencedor do OPT Cerveira-Tomiño 2023 assume um forte compromisso em contribuir para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), nomeadamente no âmbito da Saúde de Qualidade, e que estipula que, até 2030, deve haver uma redução em um terço da mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e uma maior promoção da saúde mental e bem-estar; bem como reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas e o uso nocivo do álcool.
O processo participativo da Agenda para a Juventude integra o projeto “0780_AMIZADE_1_P”, cofinanciado em 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP de cooperação transfronteiriça, através de fundos FEDER da União Europeia.