Vila Nova de Cerveira assinala Restauração da Independência
No próximo dia 1 de dezembro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai assinalar a Restauração da Independência, com um programa que pretende destacar o papel do concelho nesta efeméride.
As comemorações iniciam às 10h00, na Porta do Castelo de Cerveira, com a restituição Solene da Bandeira Nacional ao Castelo D. Dinis, acompanhada de uma atuação musical pela Academia de Música Fernandes Fão. Segue-se, às 10h30, a visita a alguns monumentos ‘seiscentistas’ relevantes na Restauração da Independência, nomeadamente, ao Baluarte de Stª Cruz e aos restos da Muralha Moderna, entre outros. Às 11h30, na Biblioteca Municipal, vai realizar-se a conferência “O papel de Cerveira na Restauração da Independência” proferida por Antonio Soliño, Arquiteto e Investigador do Instituto de Estudos Miñoranos e por Rita Costa, Historiadora, Investigadora e Diretora do Jornal ‘Cerveira Nova’.
Recorde-se que Vila Nova de Cerveira teve um papel preponderante na Restauração da Independência, tendo defendido parte da raia com a construção de monumentos e fortificações para o efeito. Monumentos esses, como o Forte de Lovelhe, o Fortim da Atalaia e a cerca da muralha nova no centro da Vila, que subsistiram até aos dias de hoje.
PROGRAMA
1 de dezembro
10h00 | Restituição Solene da Bandeira Nacional ao Castelo D. Dinis
Com a presença da Academia de Música Fernandes Fão
Porta do Castelo
10h30 | Visita a alguns monumentos ‘seiscentistas’ relevantes na Restauração da Independência
Baluarte de Stª Cruz, restos da Muralha Moderna, entre outros
11h30 | Conferência “O papel de Cerveira na Restauração da Independência”
Com a presença de:
Antonio Soliño (ES) – Arquiteto/Investigador (Instituto de Estudos Miñoranos)
Rita Costa (PT) – Historiadora/Investigadora (Diretora do Jornal ‘Cerveira Nova’)
Biblioteca Municipal