Município condena invasão russa da Ucrânia e expressa solidariedade com o povo ucraniano
O Executivo Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou, esta quinta-feira, por unanimidade, em Reunião de Câmara, o voto de condenação à invasão Russa da Ucrânia e de solidariedade para com o povo ucraniano. A tomada de posição foi enviada às Embaixadas da Ucrânia e da Rússia, bem como à Associação dos Ucranianos em Portugal. Foi ainda efetuado um minuto de silêncio em memória das vítimas desta guerra.
No voto, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, salienta a posição da autarquia que “condena o presidente Putin (o verdadeiro agressor), por escolher violar a soberania da Ucrânia, por violar os princípios básicos do direito internacional e diversos tratados e resoluções (quer do Conselho de Segurança e da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, quer da União Europeia) e por bombardear a Ucrânia, forçando as famílias a abandonar a sua Pátria, causando um enorme êxodo populacional e um contingente de milhões de refugiados para outros países do Ocidente, nomeadamente para a Europa”, homenageando a força de luta do povo ucraniano face a esta grave violação dos direitos humano. “O intrépido povo ucraniano, liderado pelo seu democrata "Presidente-Coragem", Volodymyr Zelensky, tem sabido resistir, de forma heroica (verdadeiros guerreiros maiores da liberdade, que tudo fazem para defender a Democracia e a Europa), a um contingente bélico muito superior, que almeja a destruição total da Ucrânia” salienta.
A autarquia cerveirense apela ainda “à mobilização local, regional, nacional e internacional para a ajuda humanitária aquele sacrificado povo, fazendo com que a solidariedade continue carregada de ações, abrindo as portas da esperança a todo o povo ucraniano, em particular a toda a comunidade ucraniana residente em Portugal (…) pela Paz, que a coragem triunfe sempre sobre o medo, que, pela via do diálogo e da diplomacia, o cessar-fogo seja uma realidade imediata”.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está já a implementar no terreno a campanha de ajuda humanitária sob o lema “Alto Minho Solidário – Missão Ucrânia”, em articulação com os restantes municípios que integram a CIM Alto Minho, com o Banco Alimentar de Viana do Castelo e com o CDOS - Comando Distrital de Operações e Socorro de Viana do Castelo com ligação direta a várias Embaixadas e Organizações Não Governamentais (ONGs). Numa primeira fase, a prioridade passa pela recolha de bens essenciais e a identificação de alojamentos temporários para refugiados (isolados e/ou de grupos/famílias).
Pode ler o voto de condenação na íntegra Aqui