As danças do mundo voltam a pisar o palco da ‘Vila das Artes’

2015/08/04

Espetáculo repleto de cor, ritmo, alegria e cultura. O ‘Mundo a Dançar’ volta ao Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira, na próxima quinta-feira, à noite. A edição 2015 do Festival Internacional de Danças Folclóricas conta com grupos folclóricos do Brasil, Rússia, Taiwan e Ucrânia. Entrada gratuita.

Integrado no Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais (CIOFF), este festival - que percorre nove concelhos do Alto Minho - apresenta vários grupos de folclore oriundos de diferentes cantos do mundo, onde cada um apresenta, através da dança e da sua cultura, um espetáculo de qualidade distinta.

Este ano, o palco do Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira recebe os grupos do Brasil, Rússia, Taiwan e Ucrânia.
Numa organização da Câmara Municipal e do Folkmonção – Casa do Povo de Barbeita, ‘O Mundo a Dançar’ em Vila Nova de Cerveira, está agendado para quinta-feira, 06 de agosto, às 22h00, no Auditório Municipal, com entrada livre.

Descrição dos grupos presentes na ‘Vila das Artes’
Brasil
O Centro de Tradições Gaúchas Rancho da Saudade, entidade sem fins lucrativos, divulga a cultura gaúcha. A sua sede é no município de Cachoeirinha no estado do Rio Grande do Sul. Ao longo de seus 24 anos de existência destaca-se pelo espetáculo de danças tradicionais do sul do país, danças birivas e criações coreográficas próprias. Participa anualmente no maior concurso amador da América latina o Encontro de Arte e Tradição – ENART (o maior festival de arte amadora da América Latina segundo a UNESCO), sendo o atual vencedor do evento, além de ter vencido também outras quatro edições. Conta com participações internacionais na Bélgica, França, Holanda e Portugal.

Rússia
O grupo Druzhba chega-nos da cidade de Arkhangelsk, norte da Rússia, e foi fundado em 1964 por Ludmila Emelyanova, sendo diretora artística durante 20 anos, foi substituída por uma antiga aluna, Svetlana Korepanova e desde então o número de participantes tem aumentado, sendo constituído por 250 jovens dos 17 aos 22 anos de idade. Em 1997 foi-lhe atribuído o título de “grupo exemplar da juventude”. Apresentam as típicas danças russas e principalmente da sua região. Organizam de dois em dois anos o seu próprio festival denominado “século da juventude”. Participaram em variados festivais praticamente em toda a Rússia e a nível internacional na Noruega, Finlândia, Suécia, Itália, Espanha e pela primeira vez este ano em Portugal.

Taiwan
Taiwan Youth Dance Company foi criada 1973, liderada por Miss Hung, Shu-Ling, e é constituída por professores, alunos e ex-alunos. Os membros desta companhia executam as danças do seu país na maior perfeição e com o maior profissionalismo incutido pela sua diretora. O programa desta companhia de dança varia entre a dança tradicional chinesa, popular e até mesmo as danças estilizadas relacionadas com os aborígenes de Taiwan. Obteve variados prémios e a nível internacional já representou Taiwan em festivais Espanha, Nova Zelândia, EUA, França, Itália, Turquia e Portugal.

Ucrânia
O Grupo Poltava chega-nos da cidade de Regina no Canadá, constituído por 50 membros descendentes da Ucrânia que inclui bailarinos, músicos e cantores. As suas raízes datam de 1922 com a formação de orquestra de cordas infantil e desde então tem crescido para incluir dançarinos, cantores, bem como músicos. Possui um elevado nível de formação técnica em dança Ucraniana mas também noutros tipos de dança como clássica e folk. O seu repertório é único sendo que para além das danças do seu país, representa a cultura de alguns países com quem fazem fronteira tais como Rússia, Moldova etc. O resultado é um espetáculo multicultural que celebra a beleza do espírito humano. Já atuou variadas vezes em canais televisivos bem como na Walt Disney World na Florida e em vários países.