Cerveira assinala Semana Europeia de Desporto com Olimpíadas Intergeracionais

2015/08/31

É um evento inédito na região alto-minhota no âmbito do Desporto Inclusivo. O Olympics4All já tem disponível o site oficial - www.olympics4all.eu/ - e procura jovens voluntários para acompanhamento das equipas ao longo da competição. Os 10 municípios do distrito de Viana do Castelo e as respetivas geminações (Espanha e França) vão apresentar-se, entre 6 e 11 de setembro, em equipas intergeracionais para participar nas olimpíadas sem idade e sem género, em Vila Nova de Cerveira.

É a contagem decrescente para o início de uma competição saudável e sem fronteiras. As 10 equipas para o Olympics4All estão constituídas, os regulamentos dos vários jogos estão criados e a vontade de ganhar e levantar o troféu é muita como comprovam as diversas sessões de treinos realizados.
No total, são 320 participantes com idades entre os 18 e 30 anos e mais de 60 anos oriundos de Portugal, Espanha e França, unidos na promoção da atividade desportiva e na consolidação da relação já existente entre os concelhos geminados, na vertente desportiva e social.

O programa destas primeiras Olimpíadas Intergeracionais está fechado: para domingo, 6 de setembro, está prevista a receção e visita guiada dos participantes pelos locais das provas. De segunda a quinta-feira da próxima semana, tem início a competição nas modalidades de futebol, natação, atletismo, basquetebol, e nos jogos tradicionais da petanca, malha, jogo da corda e jogo da bilha. A equipa vencedora desta competição é a que somar mais pontos no conjunto das várias modalidades em disputa, à qual será entregue o troféu do Olympics4All no jantar de gala que encerra o evento. Como forma de potenciar o convívio e intercâmbio cultural, está ainda agendada animação noturna.

A iniciativa visa o envolvimento de toda a comunidade, pelo que a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a desafiar jovens voluntários para desempenharem o papel de guia de cada equipa participante, ficando reservado o direito a refeições e certificado de participação.

O Olympics4All é um evento transnacional, cuja primeira edição acontece em Vila Nova de Cerveira após aprovação de candidatura apresentada à União Europeia ao Programa Erasmus+, mas que se pretende que tenha um caráter anual e rotativo pelos municípios aderentes. Com a organização deste encontro intergeracional procura-se alcançar um conjunto de resultados que se enraízem nas futuras políticas encetadas por cada Município, e entre eles, tornando-se uma referência na criação de benefícios sustentáveis para o público-alvo.

Toda a informação relativa ao evento pode ser consultada no site oficial em www.olympics4all.eu/
Geminações:
Arcos de Valdevez (PT) │ Dammarie-les-Lys(FR)
Caminha (PT) │ Pontault-Combault (FR)
Monção (PT) │ Tarascon-sur-Ariège (FR)
Melgaço (PT) │ Lavelanet (FR)
Paredes de Coura (PT) │ Cenon (FR)
Ponte da Barca (PT) │ Lobios (ES)
Ponte de Lima (PT) │ Xinzio de Limia (ES)
Valença (PT) │Tui (ES)
Viana do Castelo (PT) │ Hendaye (FR)
Vila Nova de Cerveira (PT) │Tomiño (ES)