Autarquia aprova integração na Central de Compras da CIM Alto Minho
Com a intenção de reduzir os custos para os 10 municípios associados, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho está a implementar uma Central de Compras Eletrónicas, a qual a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira acaba de integrar por deliberação da última reunião camarária.
A Central de Compras Eletrónicas da CIM Alto Minho (CC-CIM-AM) vai negociar bens e serviços para todos os Municípios, assegurando a obtenção de poupanças e os adequados níveis de qualidade. O objetivo é potenciar uma redução da despesa para os Municípios que integram a Central mas, acima de tudo, e adotando as palavras do Dr. Jorge Andrade da Silva, “imprimir uma maior eficácia à contratação pública, com redução de custos, através da concentração de um grande volume de aquisições de bens e serviços que se destinam a satisfazer necessidades de entidades adjudicantes (…), as quais poderão obter benefícios múltiplos”.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho dotou a CC-CIM-AM de ferramentas eletrónicas de agregação, leilão e compras. O sucesso do modelo de negociação colaborativa assenta na uniformização de preços e disponibilização de catálogos de compras eletrónicos únicos, na generalidade das categorias contratadas, para todos os municípios integrantes.