‘NÃO LUGAR’ – Teatro de Marionetas com estreia em Cerveira
As Comédias do Minho apresentam NÃO LUGAR, um espetáculo de teatro de marionetas criado por Gonçalo Fonseca, com estreia no Município de Vila Nova de Cerveira, entre 26 de Fevereiro e 01 de março. Entrada livre.
‘NÃO LUGAR’ nasce de um desejo antigo de manipulação não só de marionetas como também do próprio espaço. Neste espetáculo, os intérpretes manipulam, constroem, destroem e alteram toda a cena, tornando este lugar, ou não lugar, uma verdadeira metamorfose cénica.
O trabalho da Comédias do Minho vai muito para além da cena: começa na oficina, de martelo e prego na mão, onde é construído o cenário, as marionetas e todos os mecanismos usados. Pode parecer apenas um pormenor, mas inicia-se aqui o processo de trabalho. O conhecimento sobre a matéria permite uma apropriação e um entendimento mais profundo sobre o que é manipulado.
Gonçalo Fonseca define os não lugares como “um produto dos tempos modernos, são como que um efeito secundário do excesso de tempo, de espaço e de ego. São o contrário dos lugares, não têm identidade, história ou relação urbana. São espaços temporários de passagem, comunicação e consumo. Representam o declínio do homem público e a ascensão do homem egoísta e obsessivo, camuflado pelos cartões de crédito, pins, códigos e passwords que criam solidão e alienação”.
‘NÃO LUGAR’ tem estreia agendada em Vila Nova de Cerveira para dia 26 de fevereiro, na Junta de Freguesia de Sapardos, às 21h00; dia 27 na Junta de Freguesia de Mentrestido pelas 21h30; dia 28 no Castelo de Cerveira às 21h30 e encerra a 01 de março na Junta de Freguesia de Vila Meã/Campos, às 15h30. Espetáculo tem entrada gratuita.