OP 2019: Três propostas em votação até 30 de setembro

2019/09/04

Já está a decorrer o período de votação da edição 2019 do Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Cerveira. Até 30 de setembro, naturais, residentes, estudantes e trabalhadores do concelho cerveirense voltam a ser desafiados a votar numa das três propostas validadas, através da plataforma online http://op.cm-vncerveira.pt A 1 de outubro, Dia do Município, são revelados os projetos vencedores até aos 90 mil euros cabimentados.

Durante a fase de submissão de propostas, o OPGeral 2019 registou quatro ideias-projeto, tendo sido validadas três, após a Comissão de Análise Técnica ter considerado “não elegível” uma das propostas apresentadas. Propostas em votação:

• ‘Execução de Memorial do Bombeiro’: Obra que pretende homenagear os bombeiros que já nos deixaram e que continuam a inspirar aqueles que no dia-a-dia dão a sua vida para salvar outras vidas, além de se apresentar como uma obra de arte que embelezará um espaço junto ao Quartel;
  • ‘Apoio +’: Aquisição de um veículo devidamente capacitado e adaptado para o Centro Paroquial de Reboreda, Instituição Particular de Solidariedade Social, de forma a apoiar toda a comunidade, famílias e pessoas de todas as idades, desejando dissipar barreiras de mobilização e acessibilidade;
  • ‘Núcleo Interpretativo dos Moinhos da Gávea’: Arranjo genérico de todos os moinhos, com especial incidência no moinho número 5, por ser o que se encontra num estado mais degradado e que necessita de intervenções urgentes.

No que diz respeito ao processo de votação, podem participar pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho. No caso dos residentes há uma validação automática, quanto aos restantes será necessário o envio de um comprovativo de trabalhador, de estudante ou de natural (op@cm-vncerveira.pt )

Cada pessoa tem direito a um voto que pode ser concretizado digital ou presencialmente: Através da plataforma http://op.cm-vncerveira.pt , o votante deve preencher o formulário apresentado, clicar em entrar e, após selecionar a proposta que mais lhe suscita interesse, será emitido um ‘pin’ de validação para o número de telemóvel associado e que deverá ser introduzido na plataforma, confirmando o voto. Este processo decorre até 30 de setembro; já o voto presencial é efetuado na respetiva Junta de Freguesia, através do preenchimento de uma ficha própria cedida pela autarquia, e que deve ser entregue pelo Presidente da Junta de Freguesia, em envelope selado, no Gabinete de Comunicação, até ao dia 18 de setembro, de modo a introduzir os votos na plataforma.

O OPGeral de Vila Nova de Cerveira tem um montante total de 90 mil euros, estando regulamentado um limite máximo de 60 mil euros a cada proposta, de forma a dar oportunidade à concretização de mais projetos.

O anúncio público dos projetos vencedores está previsto para o dia 1 de outubro, Dia do Município. Toda a informação em http://op.cm-vncerveira.pt/