Abertura de novo concurso para a concessão do Castelo de Cerveira
Evocando razões de foro administrativo, o Instituto do Turismo de Portugal procedeu à abertura de um novo concurso público para a concessão da exploração do Castelo de Vila Nova de Cerveira, ao abrigo do Programa Revive. O primeiro concurso foi considerado extinto após as duas propostas apresentadas serem excluídas no período de análise. Interessados podem submeter propostas até às 23:59 de 24 de agosto, sob as mesmas condições do anterior.
Recorde-se que, dos 33 imóveis nacionais identificados, o Castelo de Cerveira foi o 15.º concurso a ser lançado no âmbito do REVIVE, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais, que visa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.
O concurso para a concessão da exploração do Castelo de Vila Nova de Cerveira (Imóvel de Interesse Público) tem como objetivo a realização de obras, incluindo de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos, como estabelecimento hoteleiro, estabelecimento de alojamento local, na modalidade de estabelecimento de hospedagem ou outro projeto de vocação turística, com um prazo de execução de contrato de 50 anos.
Apesar da formalização de duas propostas de investidores iniciais ao concurso que terminou a 5 de junho, o Instituto do Turismo de Portugal entendeu, por razões administrativas, formalizar a sua exclusão e consequente extinção do concurso, prosseguindo com a abertura de novo concurso, cujo período de apresentação de propostas iniciou a 25 de julho e termina às 23h59 de 24 de agosto.
Créditos Fotografia: Gilberto Coutinho