Passar para o Conteúdo Principal

Festa da História 2015 com o maior número de participantes de sempre

2015/08/19

Mui nobre terra de Cerveira encontra-se engalanada a preceito para acolher, entre esta quinta-feira e domingo, mais uma viagem à Idade Média. O conceito adotado e os espaços escolhidos para a realização da Festa da História de Vila Nova de Cerveira têm suscitado, ano após um ano, um maior interesse de participantes oriundos um pouco de todo o país e de Espanha, com as inscrições a superar todas as expetativas.

O alargamento da Festa da História de três para quatro dias, em 2014, revelou-se uma aposta ganha no imediato e com impacto futuro. Sob o tema “Idade das Trevas”, a edição deste ano conta com um vasto e diversificado leque de mercadores, taberneiros, artesãos e associações, num total de cerca de 140 inscritos, sem contabilizar o comércio local e as esplanadas. Não obstante, a participação de animadores de rua também atingiu o maior número de que há memória, um total de 42.

“Cerveira tem as condições ideais para este tipo de eventos. Desde logo, a história da sua fundação está ligada a essa época, temos um centro histórico acolhedor que abraça o Castelo Medieval e que lhe confere a mística associada a esses tempos. Diversidade e qualidade são conceitos que conferem à Festa da História uma trajetória ascendente de interesse e participação, para a qual continuaremos a trabalhar”, assegura a Vereadora com o pelouro da Cultura, Aurora Viães.

Na zona de mercado vai ser possível comprar e ver a confeção ao vivo de calçado medieval, brasões, peles, cestarias, tear, joalharia, máscaras venezianas, esculturas de pedras, talhas de madeira e osso, essências, entre outros. Pela gastronomia, a diversidade de pratos e licores da época será um convite à degustação e ao convívio, além das típicas ceias medievais.

A animação do evento integra um cortejo medieval (5ª feira 19h00), e uma panóplia de espetáculos de teatro, música, falcoaria real, malabaristas e acrobacias, demonstração de serpentes, danças orientais e ofícios. No acampamento medieval poderá ser visitada a exposição de armas e animais de pequeno porte, passear a cavalo ou deixar os mais jovens disfrutarem do espaço infantil repleto de jogos medievais. Uma das novidades desta edição é a criação da ‘Rua do Lazaredo’ que se constitui como mais um ponto de atração com várias encenações da época.

Com abertura agendada para as 17h00 de quinta-feira, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira prolonga-se até domingo, nas ruas do centro histórico. Trata-se de uma organização da Câmara Municipal e produção da Associação Velha Lamparina.

Nobres cavaleiros e notáveis senhoras visitai a Festa da História de Vila Nova de Cerveira!