Autarquia dinamiza percurso por etapas entre Santiago de Compostela e Finisterra

2019/05/02

Após o sucesso, em 2018, do Caminho Português da Costa, entre Vila Nova de Cerveira e Santiago de Compostela, a pé e por etapas, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira propõe a realização de uma nova rota: de Compostela a Finisterra. Dada a perspetiva de grande afluência, a iniciativa vai desenvolver-se em duas edições, entre maio e julho, cada uma com quatro etapas distribuídas por dois fins-de-semana. Interessados devem efetuar inscrição.

Seguir os passos dos discípulos de Santiago e caminhar até ao “fim da terra” à descoberta de uma região encantada repleta de tradições. Esta é a mais recente sugestão do Município de Vila Nova de Cerveira, integrada no programa ‘Cerveira Saudável’ 2019: fazer o Caminho Jacobino de Finisterra, entre Compostela e Finisterra, a pé e por etapas.

É certo que a Catedral de Santiago de Compostela é o destino de todos os peregrinos que caminham até ao Apóstolo Santiago, mas para muitos não é o destino final. Esse fica a cerca de 90kms a oeste de Santiago, na mística Costa da Morte. Trata-se do Caminho de Santiago até ao Cabo Finisterra que, na Idade Média, era considerada a ponta mais ocidental da Europa, o Fim da Terra (Finis Terrae), antes de Cristóvão Colombo descobrir a América.

Para proporcionar esta experiência inesquecível a pessoas interessadas que de outra forma não a conseguiriam concretizar, o Município de Vila Nova de Cerveira, em estreita colaboração com o Clube Celtas do Minho, avançou com a realização faseada dos 90kms que ligam Santiago de Compostela a Finisterra, assegurando transporte do ponto de partida e o respetivo regresso.

No total são quatro etapas realizadas em dois fins-de-semana, e cujo arranque acontece já neste primeiro fim-de-semana de maio, com a etapa entre Santiago-Negreira (dia 4) e Negreira-Olveiroa (dia 5); terminando no fim-de-semana de 1 e 2 de junho, com as etapas Olveiroa-Muxia e Muxia-Finisterra.

Dado a sugestão ter sido tão bem acolhida, e a 1ª edição se encontrar lotada, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira já calendarizou uma 2ª edição nos mesmos moldes, e para as seguintes datas: no fim-de-semana de 18 e 19 de maio estão agendadas as etapas Santiago-Negreira e Negreira-Olveiroa, e para os dias 6 e 7 de julho, as etapas Olveiroa-Muxia e Muxia-Finisterra.

Integrada no ‘Cerveira Saudável’ 2019, a participação nesta atividade está sujeita a inscrição através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehVSUMHtruVAeBMhlpb89iQGmBo3EHvf2EoHbkZ2fbDaTPpw/viewform e para mais informações pelo contacto telefónico: 251 70 80 71 ou celtasdominho@gmail.com  A participação tem um custo associado e é limitada a 50 pessoas por etapa.

Fotografia: Wikipédia