Alunos de Medicina realizam rastreios de saúde gratuitos à população
Entre esta sexta-feira à tarde e domingo pela manhã, vários estudantes de Medicina da Universidade do Porto vão estar, em Vila Nova de Cerveira, a promover rastreios gratuitos a um conjunto de fatores de risco cardiovascular. Dirigida à população em geral, a XV edição do projeto ‘Medicina na Periferia’ concentra-se em pleno centro histórico e no antigo bar dos Bombeiros Voluntários.
Apoiada pelo Município de Vila Nova de Cerveira, a atividade consiste na realização de rastreios à população em geral, visando sobretudo a deteção de fatores de risco cardiovascular (medição da Tensão Arterial, Índice de Massa Corporal, Perímetro Abdominal e cálculo do score de risco de Diabetes Mellitus Tipo II).
A ‘Medicina na Periferia’ é dinamizada por estudantes de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (AEICBAS-UP), já com introdução à prática clínica e com preparação prévia para o efeito. Com esta ação, os jovens voluntários podem aplicar os conhecimentos adquiridos, interagir com colegas, contactar com vários públicos e sensibilizar uma educação para a saúde.
Com caráter gratuito, o rastreio ‘Medicina na Periferia’ decorre no centro histórico de Vila Nova de Cerveira e no antigo Bar dos Bombeiros Voluntários, entre esta sexta-feira e domingo, com o seguinte horário de funcionamento: sexta-feira das 14h00 às 17h00, no sábado das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e no domingo das 09h00 às 13h00.