OP Geral 2018: Bombeiros Voluntários reforçados com nova ambulância de socorro

2019/02/04

Tendo sido um dos projetos vencedores da edição 2018 do Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Cerveira, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do concelho tem uma nova ambulância totalmente equipada para prestar um serviço pré-hospitalar seguro e de qualidade. Cerimónia de entrega decorreu este domingo com a bênção da viatura em ambiente de festa pela comemoração do 84º aniversário.

A proposta intitulada “+Socorro”, apresentada pelo cidadão João Duro, foi a mais votada entre os seis projetos apresentados ao OP Geral de Vila Nova de Cerveira, arrecadando 69% dos votos. A aquisição de uma Ambulância de Socorro para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira visa colmatar a existência de “uma frota automóvel envelhecida, com uma idade média de 12 anos”.

Atualmente, o corpo ativo bombeiros cerveirenses, composto por cerca de 50 voluntários, dispõe de duas ambulâncias de socorro, juntando-se esta nova viatura num investimento de 60 mil euros que, além do equipamento exigido por lei para Ambulância do Tipo B, é dotada de material opcional, mas essencial, nomeadamente um desfibrilhador e um monitor de sinais vitais.

A entrega formal aconteceu este domingo, 3 de fevereiro, data de comemoração do 84º aniversário da Associação Humanitária. Além de dezenas de cerveirenses que fizeram questão de aplaudir esta ‘prenda’, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, procedeu à entrega da viatura, no âmbito do Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Cerveira. A cerimónia contou ainda com a formatura do corpo ativo, assim como o ato de bênção da nova ambulância de socorro pelo Pároco Jorge Esteves.

O OP Geral de Vila Nova de Cerveira vai já na 4ª edição, tendo disponibilizado cerca de 360 mil euros para os projetos vencedores selecionados pela população.