Eurocidade Cerveira-Tomiño amplia e melhora gestão partilhada de serviços em 2019
Dinâmico e ambicioso, assim se apresenta o Plano de Atividades da Eurocidade Cerveira-Tomiño para 2019, aprovado pelo Comité de Gestão Estratégica. Além de dar continuidade a algumas ações-chave e consolidar eventos, os dois concelhos vizinhos pretendem lançar o “Cartão Eurocidade”, assim como implementar uma plataforma tecnológica para gestão de serviços públicos partilhados. Objetivo é agilizar rotinas diárias comuns às populações.
O conjunto alargado de atividades propostas para execução no corrente ano no território comum de Cerveira-Tomiño encontra-se distribuído em dois grupos: um referente ao projeto Agenda Estratégica de Cooperação Transfronteiriça, financiado pelo Interreg V-A, e um segundo relacionado com iniciativas promovidas em parceria pelas duas autarquias.
Em ambos os casos, a linha de atuação incidirá no reforço da participação pública e da gestão partilhada de serviços públicos previamente assinalados. Neste âmbito, há dois mecanismos novos e interativos para aplicação em 2019. Trata-se do lançamento do “Cartão da Eurocidade Cerveira-Tomiño” que permitirá a identificação dos cidadãos nos diversos serviços municipais, com possíveis vantagens em análise; e a implementação de uma plataforma tecnológica para gestão de serviços públicos partilhados, nomeadamente a Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira.
No âmbito da economia local transfronteiriça foram identificados dois setores-chave, Turismo e Plantas Ornamentais, para os quais já foram dinamizados grupos de trabalho de forma a aprofundar o conhecimento e definir uma promoção conjunta. Uma das ações já delineadas é a organização das Jornadas de Turismo Cerveira-Tomiño, no próximo dia 31 de janeiro
Porque há projetos que, pela repercussão e impacto junto das populações, têm de ter continuidade, durante o ano de 2019 prossegue a atuação das provedoras/valedoras da cidadania transfronteiriça; a 3ª edição do programa ‘Desporto para Todos’ com atividades gratuitas para crianças, utentes dos IPSS e maiores de 55 anos de idade; e o processo de Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT), nomeadamente a realização dos dois projetos eleitos na 3ª edição do OPT para realização de atividades para ocupação dos tempos livres para crianças e jovens, e o lançamento da 4ª edição em setembro, e pelo quarto ano consecutivo.
Além destas ações integradas no projeto da Agenda Estratégica Transfronteiriça Cerveira-Tomiño - com prazo de conclusão em dezembro de 2019 e uma participação, até ao momento de mais de 7000 pessoas -, Cerveira e Tomiño também promovem eventos culturais, com organização e financiamento conjunto. Está prevista mais uma edição transfronteiriça do EDUCARTE – Mostra de Arte Infantojuvenil que apresenta, em maio, dezenas de trabalhos artísticos elaborados pelos alunos das várias escolas de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño; o Eurocidade Cerveira-Tomiño Kids Festival direcionado para a população infantojuvenil dos dois concelhos; e a promoção de um prémio de pintura integrado no certame “Pintor António Fernandez”.
Após a assinatura da Carta da Amizade Cerveira-Tomiño (11 de junho de 2014), a cooperação entre os municípios foi consolidada com ações que reforçaram positivamente as relações institucionais e sociais, tendo como prioridade a participação pública e ativa da cidadania. Dando mais um passo de afirmação na cooperação transfronteiriça, as duas autarquias avançaram com a constituição da Eurocidade Cerveira-Tomiño (4 de outubro de 2018). O objetivo é continuar a trabalhar em prol da aproximação das comunidades fronteiriças, da supressão das dificuldades subjacentes às fronteiras e da promoção do desenvolvimento económico, social e cultural.