Passar para o Conteúdo Principal

Autarquias vizinhas promovem ações de fogo controlado

2019/01/04

O Município de Vila Nova de Cerveira vai avançar, a partir do próximo dia 14 de janeiro, com um conjunto de várias ações de Fogo Controlado, distribuído por cinco freguesias do concelho - Gondarém, Sopo, Covas, Mentrestido e Sapardos -, numa área total a intervencionar de 64,90 hectares.

Fruto de uma estreita colaboração com o município vizinho de Valença na área da Proteção Civil - existente há alguns anos, mas com um caráter mais formal há alguns meses -, a autarquia de Valença também vai executar ações de fogo controlado, numa área de cerca de 269ha, sobretudo em áreas de rede primária.

De sublinhar que estas ações de Fogo Controlado decorrem no âmbito de uma candidatura submetida pelo Município ao Fundo Florestal Permanente, nomeadamente ao Eixo II – Defesa da Floresta Contra Incêndios (Procedimento Concursal n.º 04/0125/2017) para apoio da execução da técnica de fogo controlado de acordo com o Programa Nacional de Fogo Controlado.

A realização destas ações de Fogo Controlado tem como objetivo:

  • Criar zonas de descontinuidade nas manchas florestais;
  • Proteger a floresta regenerada;
  • Proteção de aglomerados populacionais;
  • Reduzir o número de ocorrências e a área ardida;
  • Limitar a potencialidade dos GIF’S;
  • Facilitar a ação das equipas de extinção de incêndios Florestais.

De realçar que este tipo de intervenção permite criar uma descontinuidade dos combustíveis que, em caso de incêndio, dificulta a sua propagação, permitindo aos dispositivos atuar com mais eficácia e segurança.

Ao longo deste ano de 2019, o objetivo da duas autarquias é o de prosseguir com mais ações de fogo controlado no território concelhio que visem a limpeza de pontos previamente identificados e a formação das equipas responsáveis pelo combate aos incêndios florestais.