II Fórum do Rio Minho Transfronteiriço vai ultimar ‘Estratégia do Rio Minho 2030’
Está agendada para dia 29 de novembro, no Auditório de Goián, em Tomiño, a realização do II Fórum do Rio Minho Transfronteiriço que servirá para limar arestas para a elaboração final da ‘Estratégia do Rio Minho Transfronteiriço 2030’, cuja apresentação está prevista para janeiro de 2019. O programa deste segundo encontro foi dado a conhecer, esta manhã, em Tui, pelo diretor do AECT Rio Minho, Uxío Benítez, o vice-diretor e presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, e o diretor da Fundação Centro de Estudos Euro Regionais, Valerià Paül.
Desde os finais de 2017, e como ação principal do projeto Smart Minho, a elaboração da 'Estratégia Rio Minho Transfronteiriço 2030´ era uma prioridade, sendo um documento guia “que marcará as linhas de atuação da cooperação entre o sul da província de Pontevedra e o Norte de Portugal durante a próxima década”, começou por dizer Uxío Benítez. Para a criação da estratégia “foi necessário realizar um estudo profundo do território, desde o ponto de vista económico, social e político, no qual participarão os principais atores galego-portugueses de cada um destes sectores com um elevado grau de envolvimento de todos eles”.
O diretor do AECT Rio Minho explicou que “este II Fórum supõe o culminar de um trabalho inovador, já que existiam estudos similares, mas não com uma visão partilhada do território, e no qual a cidadania teve a oportunidade de participar, debater e aportar os seus pontos de vista ao documento que ia sendo elaborado. Portanto esta é uma estratégia feita desde a base.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e vice-diretor da AECT Rio Minho lembrou que “o I Fórum foi um êxito de participação pública, com um diagnóstico oportuno para a região transfronteiriça, pelo que esta segunda edição vai permitir aprimorar a estratégia, de forma a ficarmos munidos de um instrumento com orientação própria, mas também para apresentar os nossos interesses e reivindicações à União Europeia”. Fernando Nogueira realçou que “a cooperação transfronteiriça está nos planos, pelo menos teóricos, dos Governos de Portugal e Espanha e, com a elaboração deste documento ‘Estratégia Rio Minho 2030’, pretende-se contribuir para avançar para a prática, pois somos nós que melhor conhecemos este território transfronteiriço e temos a responsabilidade de definir uma estratégia adequada que sirva para colmatar as necessitadas sentidas”. E acrescentou: “O objetivo principal é transformar estas duas regiões periféricas, numa única e central. Temos excelentes condições para sermos um território comum, quando naturalmente já o é, mas há que ultrapassar barreiras burocráticas sentidas na educação, na saúde, na gestão do rio Minho, entre outras. E só com uma atuação ‘supra’ é que podem ser superadas”.
Classificando o processo de “êxito” pela grande participação e implicação da sociedade civil, o diretor da Fundação Centro de Estudos Euro Regionais adiantou que, “após estes meses de trabalho, há muitas alterações ao draft do documento apresentado no I Fórum, revelando-se uma excelente notícia por ter despoletado um debate de verdade”, anunciando que foi recolhida perto de uma centena de propostas que integraram o ‘Plano de Ação do Rio Minho Transfronteiriço 2030´”. Valerià Paül destacou ainda que “a importância do documento no momento de solicitar fundos europeus reside precisamente em saber primeiro o que queremos ser, e em que queremos investir”.
Perante a coordenação do AECT Rio Minho, uma equipa de experts das seis universidades públicas do Norte de Portugal e Galiza lideraram este trabalho, após decorridos 10 encontros bilaterais entre concelhos galegos e câmaras municipais portuguesas, além de inúmeras reuniões de trabalho com a participação de diferentes governos locais.
O II Fórum do Rio Minho Transfronteiriço que vai ultimar ‘Estratégia do Rio Minho 20130’, acontece dia 29 de novembro, no Auditório de Goián, Tomiño, com início às 10h30. As inscrições são gratuitas através da web www.smartminho.eu
A Estratégia de Cooperação Inteligente do Rio Minho Transfronteiriço enquadra-se no projeto Smart Minho através do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2014-2020 (INTERREG V-A) e está cofinanciado em 75 % por fundos FEDER, com um orçamento total de 942.022,47 euros.