Passar para o Conteúdo Principal

Aquamuseu do Rio Minho é um destino turístico TUR4all

2018/11/15

Pelas excelentes condições de acessibilidade e pela prestação de um atendimento inclusivo, o Aquamuseu do Rio Minho passa a integrar a plataforma e a app ibérica TUR4all - "Turismo Acessível". Equipamento permite que pessoas com necessidades de mobilidade possam visitar e desfrutar da experiência deste museu sem quaisquer impedimentos.

A Accessible Portugal, a Fundação Vodafone Portugal e o Turismo de Portugal lançaram, este ano, a primeira plataforma online TUR4all Portugal exclusivamente dedicada ao turismo acessível.

Trata-se de um mecanismo que disponibiliza informação sobre as condições de acessibilidade nos diversos recursos turísticos como hotéis, monumentos e museus, nos transportes (adaptados), restaurantes com casas de banho adaptadas ou ementas em braille, entre outras situações. A plataforma agrega um conjunto de informação fiável e validada por técnicos especialistas, tendo por base uma metodologia de avaliação da acessibilidade de recursos turísticos, consistindo num conjunto de questionários de verificação dos critérios de acessibilidade, validados com organizações públicas e privadas de apoio a pessoas com deficiência e representantes do sector turístico.

O objetivo deste site e da aplicação móvel é permitir que todas as pessoas com necessidades de acessibilidade possam viajar e desfrutar de experiências turísticas, participando em todas as atividades de lazer como qualquer outro turista.

Após avaliação in loco por um técnico especializado, o Aquamuseu do rio Minho apresenta-se como um destino e experiência acessível, preenchendo os requisitos necessários ao nível da entrada, da zona de atendimento, da circulação interior, das instalações sanitárias adaptadas nas zonas comuns, dos serviços e equipamento e do próprio estacionamento reservado para Pessoas com Mobilidade Reduzida.

Disponível em português, espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e mandarim, os utilizadores da TUR4all podem fazer comentários sobre os recursos e pontuar os seus níveis de acessibilidade e atendimento inclusivo. A App permite também a comunicação com outros utilizadores com os mesmos interesses e necessidades.