Passar para o Conteúdo Principal

‘In Common Sports’: Boa prática liderada por Cerveira já está a ser replicada em três países europeus

2018/09/05

Cerca de 400 atletas com mais de 60 anos de três países europeus – Bulgária, Hungria e Itália, além de Portugal - estão prontos para, entre setembro e outubro, participarem na primeira ronda de atividades do projeto ‘In Common Sports’, liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira. Objetivo é aumentar a consciencialização para o exercício físico de grupos mais vulneráveis e contribuir para cimentar o espírito de uma Europa verdadeiramente sem fronteiras, em todas as suas vertentes.

Desde março do corrente ano que os atletas seniores portugueses, búlgaros, húngaros e italianos, parceiros no projeto ‘In Common Sports’, estão a dinamizar treinos semanais para demonstrar que a prática desportiva associada ao convívio constitui uma motivação extra para a adoção de estilos de vida mais saudáveis.

É chegada a hora da ‘competição’, e os primeiros a entrar em campo são os participantes búlgaros. Entre esta segunda e quarta-feira, o Município de Aksakovo está a organizar os jogos de futebol, basquetebol, danças folclóricas, vólei, natação, entre outras modalidades, no estádio de Aksakovo e no campo de basquetebol em Varna.

Nos dias 22 e 23 de setembro, é a vez dos participantes italianos, com a participação de 60 seniores do Município de Cesena e cuja edição será incluída no evento Cesena in Wellness – uma feira que promove a saúde e o bem-estar. De sublinhar que, neste caso concreto, as diferentes modalidades desportivas, adaptadas e em jogos tradicionais olimpíadas, estão a ser disseminados no calendário italiano da Semana Europeia do Desporto 2018.

A edição portuguesa do ‘In Common Sports’ decorrerá entre 26 e 28 de setembro, em Arcos de Valdevez, com cerca de 150 atletas com mais de 60 anos de idade, representando os seus municípios nesta edição das Olimpíadas Intergeracionais. Os 10 municípios alto-minhotos e o concelho galego de Tomiño apresentam-se novamente em forma para participar na iniciativa que já é uma referência europeia na promoção da prática desportiva entre a população sénior. Para além das modalidades desportivas universais (Atletismo, Natação, Voleibol e Basquetebol) e dos jogos tradicionais (petanca, petanca, boccia e corda), esta edição conta com a introdução de duas novas competições que proporcionam aos atletas a experiência do polo flutuante e do rugby adaptado.

O encerramento desta primeira ronda de competições no âmbito do projeto está agendado para a Hungria, no início de outubro, no qual mais de 100 atletas seniores provenientes de Budapeste e Százhalombatta vão praticar basquetebol, atletismo, petanca e arco e flecha.

O projeto ‘In Common Sports – Intergenerational Competition as Motivation for Sport and Healthy Lifestyle of Senior Citizens’ tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos fatores motivacionais para a prática continuada de exercício físico na população idosa e o impacto da competição “Olimpíadas Intergeracionais” no estado de aptidão física e mental do idoso. O consórcio de parceiros vai promover a realização de um estudo que envolverá 350 participantes, e a implementação de 12 competições “Olimpíadas Intergeracionais’ com a participação mínima de 500 pessoas, e o envolvimento de 80 organizações locais (IPSS’s, associações de jovens, desportivas e voluntários). A candidatura, submetida pelo Município cerveirense ao programa Erasmus + Sport, conta com um financiamento superior a 300 mil euros.