Passar para o Conteúdo Principal

Mantém-se a gratuitidade do transporte escolar para todos os níveis de ensino

2018/09/03

No ano letivo 2018/2019, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai continuar a assumir, na totalidade, os encargos financeiros com os transportes escolares de todos os alunos do concelho, desde o pré-escolar até ao ensino secundário. A medida foi aprovada, por unanimidade, na passada sexta-feira na reunião do executivo camarário, com caráter descentralizado, decorrida em Gondarém.

Resultado de um significativo esforço financeiro por parte da autarquia, este apoio abrange os alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho ou que, por opção, frequentam cursos inexistentes em Vila Nova de Cerveira, tendo que se deslocar para municípios vizinhos.

A rede de transportes escolares do Município de Vila Nova de Cerveira visa 510 alunos diariamente, distribuídos por seis circuitos especiais (pré-escolar e 1º ciclo) e cinco itinerários para o 2º ciclo ao 12.º ano.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “a promoção de políticas sociais de igualdade de acesso à educação é uma prioridade”, de forma a garantir que “nenhum aluno desista de estudar porque os pais ou encarregados de educação não têm possibilidades económicas para assegurar o transporte”. Fernando Nogueira sublinha a aposta “na valorização contínua do sistema educativo, através da melhoria das condições de aprendizagem aos alunos e da atribuição de apoios aos agregados familiares, assim como pela criação de mecanismos que promovam o interesse e o envolvimento dos jovens no futuro do concelho, proporcionando a sua fixação.

Introduzido por este executivo em 2015, o alargamento dos transportes gratuitos aos estudantes do ensino secundário teve um impacto muito positivo junto dos agregados familiares, pelo que a medida se mantém nos mesmos moldes para o ano letivo 2018/2019.