Biblioteca Municipal acolhe ‘Lusco-Fusco’ com sessão familiar
O Projeto Pedagógico das Comédias do Minho apresenta, no próximo sábado, 14 de abril, em Vila Nova de Cerveira, ‘Lusco-Fusco’. Com entrada livre, este espetáculo de teatro-dança destina-se a crianças a partir dos seis anos e respetivas famílias.
Com direção de Catarina Gonçalves e Filipe Caldeira, ‘Lusco-Fusco’ surge de um desejo de partilhar uma experiência sobre o vazio e o que ele pode conter, inspirando-se no livro “O Tempo do Gigante”. “O tempo, a lentidão, porque na velocidade tudo parece que escorrega, enquanto aquilo que perdura nos faz olhar e ficar. A ligação com o pequeno e o encontro, com acontecimentos numa escala diferente da nossa. Direcionar o olhar para o indizível, as figuras, a luz”.
Os intérpretes têm uma valência dupla: partilham com o público a expectativa de um acontecimento observável, mas serão também os seus operadores. Munidos de um naipe de matérias, sejam orgânicas ou industriais, obsoletas ou contemporâneas, os intérpretes fabricam, à vista de todos, aquilo que também eles querem ver. É do encontro das diferentes matérias - entre si e com o corpo - que surge a trama do espetáculo.
O espetáculo opta antes por uma arquitetura de fenómenos em transição e micro-narrativas. As diferenças de escala, os jogos com peso e contrapeso, a supressão temporária de um ou outro sentido, os usos da perspetiva, e o alargar de possibilidades de espacialização serão os pilares. O espetáculo sublinha a potência de uma expectativa partilhada. Mais ainda, procura trazer ao domínio do próximo e do tangível aquilo que os sentidos habitualmente dizem ser remoto, independente da nossa vontade. Ao trazer o fenómeno à dimensão do it yourself, de realidade material e concretizável, o espetáculo aponta alguns possíveis caminhos de uma imaginação ativada. Expondo o fabrico, a manualidade, associando corpo e matéria de forma inusitada. Espera-se semear em quem vê a vontade de ser um bocadinho inventor do seu próprio espanto.
Em Vila Nova de Cerveira, a sessão para crianças a partir dos seis anos e respetivas famílias está agendada para sábado, 14 de abril, às 11h00, na Biblioteca Municipal, com entrada livre.