OPT Cerveira-Tomiño 2018 regista excelente participação
Foram contabilizados quase 2000 votos para escolher as três atividades que os municípios de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño vão realizar em conjunto ao longo de 2018, no âmbito da segunda edição do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT). Participação das duas comunidades quase que multiplicou por 10, relativamente ao ano anterior.
Após um período de votação de dois meses, já são conhecidos os resultados de participação e os projetos vencedores do OPT 2018 Cerveira-Tomiño. Mais de 1300 pessoas registaram-se na plataforma, dos quais 57,98% cerveirenses e 42,01% tomiñenses, emitindo um total de 1908 votos distribuídos pelas três áreas de intervenção definidas.
Das oito propostas submetidas, os cerveirenses e tominenses elegeram as seguintes: na área da ‘Educação e Cultura’, a iniciativa que sugeria a promoção de ‘Atividades Artísticas Dirigidas à Comunidade Escolar dos Dois Concelhos’, apresentada pela da Escola Superior Gallaecia e pela Mesa de Anpas dos centros educativos de Tomiño, foi aquela que arrecadou mais votos, num total de 496 votos; no âmbito ‘Desportivo e Lazer’, a proposta ‘Desporto Náutico para Todos’, da Associação Vontade e da Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira, foi a eleita pelas populações, com 447 votos; e no ‘Território e Meio Ambiente’, os votantes optaram pelo projeto da ‘Criação de uma App de Turismo Acessível’, promovida pela Escola Superior Gallaecia, Acapo e Vontade, num total de 228 votos.
Esta segunda edição do OPT Cerveira-Tomiño fica marcada pelo êxito da participação quando comparada com 2017 - experiência piloto - que registou 200 votos procedentes de 91 votantes. Conhecidos os projetos vencedores, as duas autarquias vão agilizar com os proponentes a concretização das ideias eleitas por ambas as comunidades ao longo do corrente ano.
De salientar que a iniciativa do OPT é pioneira na Euroregião Galiza-Norte de Portugal incluída na Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Tomiño-Cerveira, projeto cofinanciado ao 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP, fundos FEDER da União Europeia.