‘In Common Sports’ arranca com 1º Reunião Transnacional
Vila Nova de Cerveira acolheu, esta semana, uma comitiva dos parceiros do projeto internacional ‘In Common Sports’ para uma primeira reunião de trabalho de definição da estratégia e de conhecimento in loco do impacto das Olimpíadas Intergeracionais. Autarca Fernando Nogueira deu as boas-vindas aos representantes da Bulgária, Grécia, Hungria e Itália, reiterando o contributo pioneiro em prol da saúde e bem-estar da população sénior através do desporto.
Com o período de execução entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020, o ‘In Common Sports’ está já a dar os primeiros passos. Depois da apresentação pública em cada um dos países envolvidos, o Município de Vila Nova de Cerveira - enquanto líder do projeto - e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) - na qualidade de parceiro estratégico - organizaram, entre esta quarta e sexta-feira, uma reunião de trabalho com a presença do consórcio de parceiros.
À equipa de técnicos da autarquia cerveirense e do IPVC destacada para a articulação e desenvolvimento do projeto, juntaram-se os representantes do Município de Cesena (Itália), Valeria Rossi e Federica Cuni, do Município de Trikala (Grécia), Giannis Giakas, do Município de Aksakovo (Bulgária), Neli Petrova e Stefani Yordanova, e da Associação Zoldpont (Hungria), Péter Cziráki e Márton Dvorák.
Dando as boas-vindas aos presentes numa sessão de trabalho nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira realçou a importância desta iniciativa “na partilha de conhecimentos e de realidades de outros países no âmbito da melhoria das condições de vida e potenciação de estilos de vida saudáveis junto da população sénior”. Fazendo votos de sucesso para o trabalho proposto, Fernando Nogueira agradeceu a presença e a interação de todos “num projeto pioneiro que prima pelo envolvimento das populações”.
O programa de três dias incluiu um conjunto de reuniões preparatórias de forma a articular e agilizar a implementação do projeto. Para além da formalização de alguns acordos internos, foram igualmente auscultadas dificuldades, potenciados pontos convergentes, delineadas regras, apresentado o website e elaborada a calendarização para os três anos.
Tendo como principal objetivo aprofundar o conhecimento dos fatores motivacionais para a prática continuada de exercício físico na população idosa através de um estudo que envolverá 350 participantes, a comitiva teve ainda a oportunidade de participar numa sessão de formação ministrada pela equipa líder da investigação da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC, nas próprias instalações em Melgaço, de forma a coordenar a metodologia no âmbito do estudo científico proposto no projeto. Esta sessão contou ainda com a presença dos técnicos de todas as autarquias do Alto Minho envolvidos nas Olimpíadas Intergeracionais.
Pelos resultados positivos alcançados em três anos (2015-2017), o projeto das Olimpíadas Intergeracionais será replicado em mais quatro países da Europa, fruto da aprovação da candidatura ‘In Common Sports - Intergenerational Competition as Motivation for Sport and Healthy Lifestyle of Senior Citizens, submetida pelo Município cerveirense ao programa Erasmus + Sport, num financiamento superior a 300 mil euros.