Prorrogado prazo para apresentação de propostas para a travessia pedonal Cerveira-Tomiño
Acaba de ser publicado no Boletim Oficial da Província de Pontevedra uma alteração às bases do Concurso de Ideias para a futura ponte pedonal/ciclável transfronteiriça entre Cerveira e Tomiño. Com o intuito de permitir a participação de um maior número de profissionais, o prazo para apresentação de propostas foi alargado até meados de dezembro.
A alteração em causa centrou-se em dar resposta às solicitações dos concorrentes interessados, sobretudo ao nível de timings, mas também foram suprimidas algumas exigências, nomeadamente o ter realizado procedimentos construtivos para a execução de pontes e travessias, nos últimos 15 anos, além de permitir alargar o concurso aos autores de outro tipo de construções singulares.
De uma forma geral, as bases do concurso mantêm a versão original das propostas para a travessia, tendo em conta a adequação funcional da nova estrutura com a necessária integração nas redes viárias e espaços públicos das duas margens do rio Minho, as condições de accesibilidade, a minimização do impacto à navegabilidade do rio, a integração ambiental paisagística, a compatibilidade com o espaço natural de ribeira e com o património histórico envolvente, a valorização dos parques Castelinho e Espaço Fortaleza, assim como a viabilidade técnica, construtiva e económica da solução proposta, a qualidade formal e a qualidade da documentação apresentada.
O concurso de ideias, tal como estava previsto, vai desenvolver-se em três fases. Neste momento, abre-se um novo prazo de apresentação de propostas de 60 dias, para a seleção das três melhores propostas de estudo técnico. A melhor proposta será eleita por um jurado internacional, com representatividade de escolas técnicas, colégios oficiais e administrações com competências e interesses na ponte de ambos lados do rio.
A elaboração do projeto da futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho enquadra-se numa das atividades do projeto VISIT_RIO_MINHO apresentado à primeira convocatória do Programa Operacional España-Portugal (POCTEP) 2014-2020 Interreg V-A, fruto de uma candidatura conjunta da Deputación de Pontevedra com a CIM Alto Minho, os concelhos do norte de Portugal, a Fundación CEER, o Centro Tecnológico do Mar e a Universidade de Vigo. O projeto obteve um cofinanciamento de 75% de fundos FEDER, para um orçamento total aprovado de dois milhões de euros.