Projeto Onda Verde promove o uso de equipamentos para a prática de Compostagem nas escolas do vale do Minho

2019/11/29

As turmas que participam no projeto Onda Verde no Vale do Minho receberam equipamentos para desenvolver compostagem, com os resíduos dos seus lanches e da cantina, como, cascas de frutas e vegetais, juntamente com as folhas e restos de podas dos espaços verdes da sua escola.

O grande objetivo desta componente do projeto Onda Verde é envolver ativamente alunos, professores e funcionários na valorização dos resíduos orgânicos, percebendo que estão a evitar que estes resíduos vão para aterro sanitário, e que, ao mesmo tempo, podem recuperar o seu valor em forma de um composto natural e pronto a ser aplicado nas suas hortas e jardins!

A entrega de compostores construídos em material biodegradável, e a reutilização de alguns equipamentos desativados, concretizou-se com o apoio do Aquamuseu, Municípios e Juntas de Freguesia.

Neste momento existem, nos vários municípios, sete escolas a praticar Compostagem: Melgaço, Monção (Mazedo), Valença (Friestas), Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira, Campos e Covas.