Semana da Saúde nas Escolas envolveu docentes, alunos e pais
Os vários estabelecimentos de ensino de Vila Nova de Cerveira receberam, ao longo da semana passada, mais uma edição da Semana da Saúde das Escolas. Através de palestras, workshops, formações, rastreios e visitas, centenas de estudantes foram sensibilizados para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Com organização da Câmara Municipal, Agrupamento de Escolas, Colégio de Campos, ETAP e Centro de Saúde, em parceria com IPST, GAF, Saúde Pública, EPRAMI, Optiminho, Carmo Preto e Centro de Respostas Integradas, a Semana da Saúde nas Escolas forneceu um conjunto de atividades de estímulo e enriquecimento do trabalho educativo dos profissionais de saúde e de educação, tendo como princípio, se uma criança cresce com hábitos saudáveis, a tendência é que se torne um adulto saudável.
Mais uma vez, toda a comunidade escolar cerveirense envolveu-se nesta atividade, através de uma participação ativa e dinâmica. Para além de visitas ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação, o programa integrou também palestras, ações de sensibilização, workshops de alimentação para encarregados de educação e alunos, formações, rastreios diversos, e exposições. Não obstante, cada estabelecimento de ensino desenvolveu ainda um conjunto de iniciativas próprias complementares à temática abordada.
Procurando mobilizar a temática prioritária da saúde no seio da comunidade escolar, esta iniciativa teve como finalidade promover o encontro entre profissionais de saúde e educação para a partilha de ideias e experiências em saúde escolar, bem como a atualização de conhecimentos, reforçar as competências e desafiar para a utilização de novas estratégias na intervenção em meio escolar.