Mensagem do Presidente da Câmara Municipal na Agenda Cultural do 2º Trimestre

2015/04/16

A chegada da Primavera convida ao contacto mais próximo com a Natureza e à realização de atividades ao ar livre com a família e os amigos. As paisagens ímpares de Vila Nova de Cerveira revestem-se de cor e de motivos florais e, para abrilhantar este cenário, a Câmara Municipal apresenta uma Agenda Cultural a condizer com uma época que confere um outro carisma aos eventos.
Este segundo trimestre de 2015 ficará marcado pela diversidade de iniciativas que valorizam o que de melhor Vila Nova de Cerveira e as suas gentes tem para oferecer ao número crescente de turistas que escolhem a ‘Vila das Artes’, seja para um passeio, seja para uma estadia mais prolongada e com manifesta vontade de regressar!
Abril assinala a forte tradição pascal do nosso concelho, com um conjunto de iniciativas religiosas e o cariz profano da Queima de Judas que, pela sua originalidade e efeito-surpresa, todos os anos enche o centro histórico. Mas Abril é também sinónimo de mais uma Festa do Livro e da Leitura, com a Biblioteca Municipal a abrir portas a toda a comunidade com atividades para todos os públicos, e com caras conhecidas como a conversa-concerto com Lúcia Moniz, no ‘Conta-me Histórias’. E a 25 de abril, o concerto imperdível de tributo à vida e obra de José Afonso.
O mês de Maio conjuga gastronomia, desporto, música contemporânea e tradicional, num programa de eventos muito vasto. O Primaveraemcerveira.come associa decoração e artesanato com a doçaria tradicional e conventual e, para os apreciadores de boa gastronomia, destaque para o sável do rio Minho e o vinho verde. Pela vertente cultural, a “Vila das Artes” acolhe um magnífico espetáculo Alto Minho Ensemble – Primavera Musical 2015 e o XVIII Aniversário dos Bombos de São Tiago de Sopo, mas também o convite para o ‘Museu Fora de Portas’, evento que leva até si os museus. Os amantes de desporto tem várias modalidades para participar ou assistir, como a X Regata Internacional Ponte da Amizade, a I Taça Ibérica de Trail Cerveira-Tomiño, o II Troféu Ibérico de Perícias do Alto Minho e o sempre fantástico Rali de Cerveira.
Junho é mês de festas populares, e o São João de Campos é uma referência para cerveirenses e turistas. Também nesta altura, a ‘Vila das Artes’ transforma-se numa vila dedicada à dança com o XI DANCERVEIRA, promovendo o intercâmbio cultural entre Portugal e Espanha. Para os entusiastas da fotografia, está a decorrer, até ao final deste mês, o concurso ‘A Liberdade de ser rio’, dinamizado pelo Aquamuseu do rio Minho.
De baixo custo ou gratuitas para os munícipes, as atividades da Agenda Cultural de Vila Nova de Cerveira são promovidas pela Câmara Municipal ou em parceria com várias associações culturais, desportivas e recreativas do concelho, empenhadas em preservar e valorizar as tradições. Aproveite, por isso, as nossas sugestões para vi(m)ver mais o concelho.