- Biblioteca
- A Biblioteca Municipal
- História
História
Localizada no edifício Solar dos Castros - Terreiro, edifício classificado como imóvel de interesse público, a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira é um serviço integrado na Rede de Leitura Pública Nacional desde 1990, mediante a assinatura de um contrato programa entre a autarquia e o Instituto Português do Livro e da Leitura (IPLL) no sentido de proceder à requalificação e adaptação do edifício para albergar os serviços de leitura pública locais, cuja missão se orienta pelo Manifesto da IFLA/UNESCO para a organização da informação e funcionamento das Bibliotecas Públicas.
As atuais instalações foram inauguradas no dia 29 de Novembro de 2003, pelo então Ministro da Cultura, Dr. Pedro Roseta, conforme noticiado na imprensa local:
“A nova estrutura implicou a recuperação do Solar dos Castros, representou um investimento global de 600 mil euros (obras, equipamento mobiliário, material informático, fundo bibliográfico…), sendo comparticipada pelo Instituto Português do Livro e Bibliotecas (IPLB) e fundos comunitários”, in Jornal Cerveira Nova, 5 de Dezembro de 2003.
Anteriormente, neste mesmo edifício, o serviço de leitura pública foi assegurado pela autarquia, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, através do seu Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura, com a criação da Biblioteca Fixa nº 84 a 1 de Outubro de 1988.
Este serviço dava continuidade ao serviço de leitura que havia sido assegurado pelo Serviço de Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, através da Biblioteca Itinerante nº 4 que servia o Concelho.